
Sabe aqueles medicamentos vencidos, que a gente fica meio sem saber o que fazer? Nada de jogar no lixo, ou no vaso sanitário!
Quando jogados no lixo comum, os medicamentos vencidos podem contaminar a água e o solo. Se tomados, podem fazer muito mal à saúde, levando à intoxicação.
Agora existem postos de coleta para onde os levamos e eles são descartados corretamente. Bacana né?
Aqui no Rio Grande do Sul, basta levar os medicamentos vencidos a qualquer farmácia Panvel que lá eles recolhem e dão o destino adequado.
Nas outras regiões do Brasil, vale a pena se informar. Procure um posto de saúde (ah, deixa a preguiça de lado, vai!) e peça informações a respeito. O planeta agradeçe!
Para quem é de São Paulo, segue esse link bem interessante.
E para quem é de Curitiba, um link que vale a pena dar uma olhadinha.

Você tem algum medicamento guardado em casa que sabe que não vai mais utilizar? Doe. Isso, mesmo. Existem postos de coleta que recolhem estes medicamentos e os repassam a quem precisa. Vá a um posto de saúde e se informe, geralmente lá mesmo eles recebem essas doações. Há tanta gente que não pode comprar um medicamento e você vai deixar o que tens em casa passar da data de validade?
Dicas úteis retiradas do Site da Panvel:
-Conservar os medicamentos e as bulas em suas embalagens originais.
-Os medicamentos devem ser guardados longe da luz, umidade e do calor. Leia as embalagens com atenção: elas devem conter as condições indicadas de armazenagem e conservação.
-Caso verifique algum efeito adverso, relate ao profissional que lhe prescreveu ou ao seu farmacêutico.
-Armários com remédios, xampus, cremes, produtos de limpeza, inseticidas, graxas de sapato e outros produtos químicos devem ser trancados à chave ou cadeado, bem como devem estar em altura suficiente para ficar fora do alcance das crianças.
-Nunca use recipientes de alimentos para guardar medicamentos ou cosméticos. Os medicamentos devem ser armazenados isoladamente dos cosméticos, produtos de limpeza, perfumarias e outros produtos químicos.
-Não utilize medicamentos após o término do tratamento. Observe ainda as datas de validade dos medicamentos armazenados em casa, assim como antes de comprá-los.
-A limpeza é essencial em qualquer situação. Mantenha os medicamentos livres de pó, partículas e mofo. Medicamentos devem ser guardados em salas protegidas da entrada de insetos e roedores.
-Não esqueça que a caixa do medicamento, bula e as cartelas de alumínio e plástico são materiais reciclados e podem ser recolhidos pela coleta seletiva. Lembre-se de rasgá-los antes de fazer o descarte.
imagens: internet
Fiquem bem, beijão!
